PROJETOS SOCIAIS DESENVOLVIDOS

 
 
PARCEIROS SOCIAIS EM MS – DESTAQUES


 
  Centro de Integração da Criança e do Adolescente - CICA  
 

O CICA é uma Associação de Assistência Social, sem fins lucrativos, com títulos de utilidade pública estadual, municipal e federal, que desde 1998 oferece educação complementar à escola trabalhando a educação integral. Atende 180 crianças e adolescentes com idades entre 6 a 17 anos, e suas famílias.
 
 
Projetos desenvolvidos em parceria com o CICA

 
  2008/2015 - Projeto AMÁLGAMA  
 
Patrocínio Cartão HSBC Solidariedade - Educação

Com o foco na educação e com o objetivo de reduzir a vulnerabilidade de crianças e adolescentes, aliada ao sucesso escolar, é uma proposta pedagógica multidisciplinar que atua em sinergia com questões educacionais, artísticas, de socialização, e de cidadania. Voltado à participação de 180 crianças e adolescentes com idades entre 07 a 15 anos, e suas famílias. Ao final será lançado um livro de poesias escrito por 40 crianças e adolescentes.

 
 
 
 
   
Auxílio à Tarefa
 
Contação de História
 
Oficina de Leitura, Escrita
e Introdução à Poética

 
Encontros de Socialização
 
 
 
Artes Visuais
 
Street Dance
 
Informática-Editoração Eletrônica

 
Palestras Informativas

   
 
Oficina de Artesanato para Mães
             
 
  2009 - Projeto FUTSAL CICA – Esporte e Lazer
Patrocínio Eletrosul Centrais Elétricas S/A

Prática de futsal competitivo para 40 adolescentes, com vistas ao aprimoramento desportivo da equipe. O projeto foi continuado com recursos próprios do CICA até 2013.

 
 
 
 
     
  2014 - Projeto Esporte e Brincadeiras de Aprender no CICA
Desenvolvido para a Seleção Pública do Programa Petrobras Esporte & Cidadania 2014

Tem como objetivo democratizar o acesso à prática do esporte educacional, garantir lazer e convívio social, e promover o desenvolvimento integral de 180 crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social.

 
 

 
  Instituto Sul Mato Grossense Para Cegos Florivaldo Vargas - ISMAC  
 
O ISMAC é uma Instituição de utilidade pública municipal, estadual e federal, que presta atendimento às pessoas com deficiência visual e à suas famílias, focados nos processos de habilitação, reabilitação e apoio educacional especializado, para que a pessoa com deficiência visual desenvolva seu potencial e conquiste cidadania.
Seu Lema é Educação, Assistência e Trabalho!

 
 
Projetos desenvolvidos em parceria com o ISMAC, com o patrocínio Petrobras:

 
  2006 e 2008 - Projeto LIVROS QUE FALAM – Educação, Modernidade e Cidadania

 
  Patrocínios: Programa Petrobras Fome Zero, e Programa Desenvolvimento & Cidadania Petrobras.

Facilitar o acesso à informação e a formação profissional, promovendo a evolução de escolaridade e geração de emprego e renda às pessoas com deficiência visual, garantindo a emancipação e o protagonismo, e viabilizando sua inclusão na família, na sociedade e no mercado de trabalho.

 
 
O projeto em suas duas edições implementou a Audioteca ISMAC e capacitou pessoas cegas para as gravações, edições e reproduções de duas coletânea de livros falados, com 3 títulos de Manoel de Barros, e seis títulos de autores sul-mato-grossenses, distribuindo-as nacionalmente e internacionalmente. Capacitou voluntários ledores, e capacitou pessoas cegas em digitalização. Implantou a biblioteca virtual de livros digitalizados, e o site do ISMAC.

 
 
 
 
     
  2010 a 2014 - Projeto Livros Que Falam e Mãos Que Trabalham

 
  Patrocínio Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.

Ampliar o acesso de pessoas com deficiência visual do Estado de Mato Grosso do Sul à educação, à cultura e à profissionalização, para ingresso ao mercado de trabalho.

 
 
2010/2011 - O projeto em sua terceira edição deu continuidade às ações da audioteca e do laboratório de digitalização, e promoveu a capacitação de pessoas cegas para a formação profissional de massoterapeutas, com fins ao ingresso no mercado de trabalho e geração de renda.
 
 
 
 
 
2013/2014 - O projeto em sua quarta edição manteve as ações anteriores e passa a incluir a capacitação de pessoas cegas e pessoas normovisuais em tecnologia da informação, para a formação de produtores, programadores e locutores de web rádio, e é implantada a web rádio ISMAC.
 
 
 
 
 


OUTRAS PARCERIAS SOCIAIS


 
  2008/2012 - Associação Amigos do Brazil Bonito  
 
Serviço de consultoria técnica administrativo-financeira e prestação de contas no projeto Estamparia Brazil Bonito - Patrocínio Cartão HSBC Solidariedade - Educação, Meio Ambiente e Comunidade.

O projeto sob a responsabilidade técnica de José Ronald Gonçalves Rosa Júnior, com objetivo de promover educação ambiental, iniciação ao mercado do trabalho e cidadania, implantou a estamparia, capacitou a comunidade, e promoveu a produção e comercialização de peças artesanais com materias reciclados.

 
     
  2005 - GIRA SOLIDÁRIO – Promoção e Defesa da Infância e Adolescência  
 
Serviço de elaboração e assistência técnica administrativo-financeira no projeto Nosso Olhar - Oficina de Fotografia e Cidadania - Patrocínio Programa Petrobras Fome Zero.

O Projeto é uma iniciativa sociocultural de qualificação profissional e inclusão social, desenvolvida pela fotógrafa Vânia Jucá, que capacitou 190 adolescentes com noções de fotografia. Os adolescentes, com idades entre 12 a 17 anos, cumpriam, à época, medidas socioeducativas em cinco UNEIS de Campo Grande/MS
.