PERFIL PROFISSIONAL

 
 

Quem é Iara Vieira?

Iara Vieira, paulistana e residente em Campo Grande/MS. Formada em Artes Plásticas pela Escola Panamericana de Artes/SP/1972, com formação acadêmica em Educação Física/SP/1979. Em 1980 passa a atuar com administração de empresas privadas e gestão de órgão público/SP e MS. Em 1999 inicia na área de projetos culturais.

Atualmente, como pesquisadora e gestora cultural independente dedica o seu trabalho com consultorias em elaboração e gestão de projetos culturais e sociais; como técnica parecerista da Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação de Mato Grosso do Sul - SECTEI para atuar na seleção de projeto culturais do FIC/MS e com o desenvolvimento e facilitação de cursos no âmbito da cultura, com ênfase na Lei Rouanet, em Campo Grande/MS.

>> veja portfólio de projetos culturais

>> veja portfólio de projetos sociais

Frente aos avanços do mercado e da complexidade que imprime a profissão ainda em formação de gestor cultural e social, vem se qualificando na área de projetos e em políticas públicas, de forma a cumprir com eficiência os objetivos e as diretrizes da profissão.

>> veja qualificação profissional

Em 2012 certificada como Agente Facilitadora do Programa de Capacitação em Projetos Culturais (FGV/RJ, MinC/SEFIC e Instituto Itaú Cultural) passa a desenvolver cursos livres de elaboração e gestão de projetos culturais e sociais.

>> conheça cursos disponíveis

ATUAÇÕES CULTURAIS – DESTAQUES

- 2016 - Parecerista do Fundo de Investimentos Culturais de MS - FIC MS. Habilitada nas áreas: Literatura – Artes Integradas – Formação.

- 2015 - Organização do livro “BRINCANDO QUA’S PALAVRAS - Poesias de Crianças”. O livro, fruto do projeto AMÁLGAMA que desenvolveu para o Centro de Integração da Criança e Adolescente – CICA e com o apoio do Instituto HSBC Solidariedade, conta com poesias, ilustrações e editoração de 52 crianças e adolescentes de 10 a 15 anos. ISBN 978-85-8150-206-9/2014.

- 2014 - Seleção e Treinamento como candidata a parecerista/SeCult - Fundo de Apoio a Cultura – FAC/DF. Habilitada nas áreas: Gestão, Pesquisa, Difusão e Capacitação nas áreas artística e/ou cultural.

- 2012 - Consultora Analista na Etapa de Finalização das Metas do Plano Municipal de Cultura - UFB e FUNDAC.

- 2008 - Analista Técnica de Projetos no âmbito do Programa Mais Cultura do MinC - Edital Pontos de Cultura do Estado Mato Grosso do Sul – FCMS.