CURSOS LIVRES
Capacitação para Agentes Culturais e Sociais
Consulte!


 
 

Iara Vieira – Agente Facilitadora do Programa de Capacitação em Projetos Culturais

 
 

Certificada em 2012 pela FGV/RJ, MinC/SEFIC e Instituto Itaú Cultural e qualificada a multiplicar conhecimentos em apoio a agentes culturais de MS.

Política e Gestão Cultural - Marketing, Negociação e Apresentação de Projetos - Direito Autoral - Economia da Cultura - Práticas de Elaboração de Projetos - Construção e Gerenciamento de Redes - Dinâmica de Aulas - Técnicas de Apresentação - Estruturação de Oficinas de Elaboração de Projetos.

 
 
SERVIÇO

Cursos de qualificação profissional
para agentes culturais e sociais que estão iniciando na área ou para quem quer atualizar conhecimentos.
 
 
Os cursos podem ser comercializados com ou sem facilitação. Consulte!
 
 
Cursos - Estrutura Básica: de 05 a 15 alunos por turma, carga horária de 30h, distribuída por módulos entre conteúdos teóricos e práticos, estratégias vivenciais e estudos de casos. Aulas presenciais e tutoria online. Flexibilidade quanto à distribuição temporal de horário, em acordo as possibilidades e necessidades de cada grupo.

Conceito: em todos os cursos oferecidos é priorizada a metodologia do planejamento.

CURSOS DISPONÍVEIS:

1. “PLANEJAR”- Roteiro de Elaboração e Apresentação de Projetos Culturais em MS

Finalidade: oficina voltada à elaboração e apresentação do projeto. A abordagem oferece base de consistência a fim de ampliar as possibilidades de aproveitamento de recursos públicos destinados à cultura em MS.

Público Alvo: professores, estudantes, agentes culturais e integrantes do terceiro setor. Para iniciantes ou para quem quer atualizar conhecimentos.

Conteúdo Programático: questões teóricas conceituais, orientações e questões práticas para a elaboração de projeto. Abordagem sobre a fase de pré-planejamento - instrui sobre a importância do planejamento - oferece um roteiro prático de elaboração detalhando item a item o preenchimento do formulário de inscrição. Ao final descreve os mecanismos de financiamentos culturais disponíveis em MS e orienta a forma de inscrição do projeto nos Fundos de Cultura: FMIC, FOMTEATRO e FIC/MS.


2." PROJETO CULTURAL" - Roteiro de Apoio Técnico ao Planejamento de Projetos Culturais

Finalidade: desenvolver a percepção do todo cultural dentro de uma abordagem ampla sobre a cultura brasileira. Planejamento é a “palavra chave” deste curso. Na elaboração de um projeto é o processo que escolhe e organiza ações e os resultados esperados, favorecendo posteriormente a gestão.

Conteúdo Programático:
Parte 1 – Administração Cultural:
I - O Trabalho Cultural
II - A Cultura Brasileira

Parte 2 – Modelagem de Projetos Culturais:
I - Projeto Cultural – Definições e Conceitos Básicos
II - Modelagem - Por onde começar?
III - Como transformar uma ideia em projeto?
IV - Técnicas de planejamento de projeto
V - Como o projeto é organizado?
VI - Modelagem - Detalhando o conteúdo do projeto


3. “CENÁRIO CULTURAL” – Apoio à Qualificação de Gestores Culturais

Finalidade: difundir conteúdos, práticas e abordagens alinhados às políticas públicas de cultura, que ofereçam base para a modelagem e gestão de projetos, com a consistência necessária a buscar parcerias e apoios diversificados.

Público Alvo: oficina voltada ao aprimoramento na qualificação de quem já atua na área.

Conteúdo Programático: mescla o conceito teórico expositivo com o conceito prático participativo: aulas para debates envolvendo estratégias vivenciais, aulas para modelagem de projetos com a formação de grupos e aulas finais para digestão de conteúdo.

Parte 1: abordagem do Cenário Cultural Brasileiro, dentro de uma visão sistêmica que integra diversas áreas de políticas e gestão cultural.

Parte 2: ênfase em Modelagem de Projeto: Técnicas de Modelagem de Projeto Cultural – Metodologia da Estrutura Lógica.


4. “PLANEJANDO COM EFICIÊNCIA” - Apoio à Apresentação de Propostas Culturais ao MinC.

Finalidade: atualizar conhecimentos e facilitar o acesso aos benefícios das verbas públicas federais destinadas à cultura.

Instrumento: Guia Básico para os Mecanismos de Financiamento Público Federal e Inscrição de Propostas na Lei Rouanet.

Público Alvo: indicado aos agentes culturais em geral.

Conteúdo Programático: o curso oferece uma abordagem objetiva. Mescla o conceito teórico expositivo com o conceito prático participativo e interativo, relacionados à apresentação de propostas para os benefícios da Lei Rouanet e para a posterior gestão e captação de recursos.

Módulos:
I - A Cultura Brasileira
II - As Políticas Públicas de Cultura
III - Os Mecanismos de Financiamento Cultural do MinC
IV - Mecanismo de Apresentação de Propostas Culturais ao MinC
V - O Mecanismo de Captação de Recursos junto aos Financiadores


5. “PLANEJANDO COM EFICIÊNCIA” - Apoio à Qualificação de Projetos Sociais

Enfoque Principal: Guia Técnico de Planejamento, Modelagem e Formatação de Projeto. Orientações básicas e conteúdo aprofundado, dirigido à construção de propostas alinhadas à concepção de diversos editais disponibilizados em seus diversos ambientes, a fim de qualificar a demanda no setor social e difundir editais sociais.

Público Alvo: oficina voltada à iniciação ou aprimoramento na qualificação de quem já atua ou pretende migrar para a área social.

Instrumentos: desenvolvida com critérios de abrangência para melhor ilustrar as diferenciações contidas em cada edital, tomando como exemplos alguns editais representativos do setor.

Conteúdo Programático:
Parte 1 – Fundamentos
Parte 2 – Planejamento Estrutural
Parte 3 – Planejamento Operacional
Parte 4 – Planejamento Estratégico
Parte 5 – Planejamento Orçamentário